30 de novembro de 2013

Cadillac De Ville - 1961

Outro carro do encontro do ABC, desta vez um Caddy que estava a venda por uma loja especializada.
Com um V8 de 320 pol³, cambio manual de 3 marchas com alavanca na coluna, se destaca pelo luxo e conforto. Bancos de couro em dois tons que mais parecem sofás e com apoios de braço para todos, capota e vidros elétricos, rádio com memória de estações e outras sofisticações avançadas para a época faziam dele um dos melhores carros americanos. Neste ano específico houve uma mudança de design que tornou os "De Ville" (da cidade, em francês) mais leves e retilíneos visualmente.







27 de novembro de 2013

VW Variant 1600 1974 Placa Preta!

Ontem encontrei o Giuliano, que restaura nacionais das décadas de 60 a 80, como esse Corcel Luxo 1975 que publiquei recentemente. Ele estava comprando peças e estava dirigindo mais um dos seus projetos, esta Variant. 
Bastante original e brilhando. E com Placa Preta!





 

26 de novembro de 2013

Ford Willys Pickup F-75

Picape muito valente, derivada do Jeep Willys-Overland, assim como a Rural. Inclusive, quando começou a ser vendida aqui pela Willys-Overland era chamada de Pickup Jeep. Só em 1972 é que foi rebatizada para F-75, pela Ford, que comprou a Willys-Overland do Brasil. Ainda ficou mais 10 anos em produção, chegando a utilizar o mesmo motor 2.3 l OHC do Maverick 4 cilindros. Muito espartana, apresentava poucos itens de conforto, mas contava com tração 4x4 e reduzida. Era tão resistente que os donos se recusavam a trocar por outros modelos, mesmo vários anos após encerrar a produção.
Esta parece que já foi repintada, mas não apresenta ondulações ou podridão na lataria. Está com praticamente tudo original, com exceção das rodas, que mesmo assim não descaracterizaram.


23 de novembro de 2013

Karmann-Ghia 1966

Dia chuvoso, trânsito muito acima do normal para o horário e trajeto (provavelmente um acidente a frente). Só que isso me ajudou a ver esse Karmann-Ghia.
Ele estava em frente a um tapeceiro automotivo. Tentei perguntar sobre ele, mas não havia ninguém, acho que tinham ido almoçar. 
Dentro estava com a tapeçaria toda desmontada, o que significa que seria reformada. Eu acho que esta cor não era original na época (acho que este tipo de cereja metálico nem era fabricado). A única cor metálica que eu sei que era oferecida foi a prata. Mas não descaracterizou e a pintura saia-e-blusa remete àquela época. As rodas não são originais, mas são da época também, da Scorro, modelo Castelinho.







19 de novembro de 2013

Fiat 147 L 1978

Hoje perdi a oportunidade de fotografar um Cadilac conversível 1978, pois no trânsito rápido não consegui fotografar. Mais tarde eu consegui outros dois carros, desta vez nacionais.
O primeiro é este Fiatzinho dourado, em relativamente bom estado e bem original. Estava indo deixar os óculos para trocar as lentes e passei por ele no caminho, mas não parei. Na volta ele estava estacionado e pude fotografá-lo. Infelizmente a 1ª foto não saiu, por um problema na câmera do celular que eu só percebi agora. Mas as duas que sobraram já são suficientes para o registro.



15 de novembro de 2013

Miniaturas: Mazda RX-500 1970

O carro original foi construído pela Mazda para comemorar seu 50º aniversário. É um carro de Conceito, que demonstrava a tecnologia que a Mazda dominava e algumas que poderiam ser introduzidas em futuros carros. 
Motor Rotativo (tipo Wankel) de 250 hp montado no centro que o permitia atingir 233 km/h, marca excelente para a época. Carroceria em plástico reforçado com fibra, um sistema de lanternas traseiras que indicavam se o carro acelera (verde), freia (vermelho, em duas fases) ou está a uma velocidade constante (amarelo). O design futurístico para a época, ainda hoje é impressionante, mesmo passados mais de 40 anos. Portas estilo borboleta (para cima e para a frente/fora) e capô traseiro em duas peças abrindo em asa de gaivota.

Uma curiosidade é que se acreditava que haviam 3 carros, um verde, um amarelo e um prata, mas quando fizeram a restauração do que se encontrava em um depósito da fábrica descobriram que era um só carro, pintado diversas vezes. 
 Hoje ele está em um museu na cidade de Hiroshima na cor prata.
A Miniatura, que foi fabricada pela Lesney em 1971 e por mais uma década, ajudou a manter uma certa fama acima do normal para um carro-conceito. É o modelo nº 66 da linha Matchbox, e este específico, com a base preta, não é tão comum de se encontrar quanto o com base branca. Os fabricados na Inglaterra vinham com essa cor laranja e vidros violeta e vermelho ou azul com vidros amarelos, o modelo verde musgo era fabricado na Búlgária e em Hong Kong.



14 de novembro de 2013

Fiat Oggi CSS 1984

Em 1984 a Fiat era o único dos quatro fabricantes brasileiros que não possuía um motor 1,6 l.
Para competir no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos com chances resolveram alterar o 1,3 l, que era o maior motor que equipava a linha 147 (Spazio, Oggi, Panorama). Deram-lhe um novo virabrequim, com curso de 78 mm (contra 71,5 mm do 1300), elevando a capacidade para 1.415 cm³. Isso, somado a um carburador maior, cabeçote com válvulas maiores e um novo eixo comando de válvulas, desenvolvia 78 cv líquidos (59 cv do 1300 a gasolina de série normal), mas sabe-se que nas pistas atingia até 90 CV usando o escapamento 4 em 1, permitido pelo regulamento porém proibido na rua.
Pelas regras desse regulamento era necessário que 300 unidades fossem produzidas para homologar esse motor e a Fiat fez e vendeu exatamente esse número. Ou seja, na época já era raro.
Eu não via um há mais de 5 anos e não estava em bom estado como este.
Pelo pouco que pude notar está original, com as faixas, emblemas, aerofólio acima do vidro traseiro e rodas, todos exclusivos dessa versão.
Não deu para fazer boas fotos, com o trânsito carregado na Av. Ibirapuera, ainda mais sozinho no carro. Pelo menos dá para ver os itens externos que diferenciavam essa versão.



12 de novembro de 2013

Mercedes-Benz E Class Limousine

Interessante essa Limo, provavelmente um carro para noivas. Já tinha visto estacionada ali num outro final de semana mas não dava para parar. Domingo passado estava com mais tempo e era dia ainda então resolvi registrar.



10 de novembro de 2013

Maserati 3500 GT 1960

Coupé raríssimo, mesmo na Europa e EUA, sendo que no Brasil só há mais um. Esse modelo foi o primeiro de (relativamente) grande produção da Maserati. Apesar disso não nega a origem nas pistas, com seu chassis tubular em treliças derivado do A6 revestido com chapas de alumínio. Um motor 6 em linha derivado do 250F de fórmula 1 podia atingir até até 230 km/h, extraordinária para a época.
Apesar dessa origem em competições, podia ser equipado com muitos itens de conforto como ar-condicionado, rádio, câmbio automático e pintura especial, além das famosas rodas Borani raiadas (O que não é o caso dessa, que não está com cubo rápido).
Se quiser saber mais da história desse carro maravilhoso sugiro ver este artigo do site Best Cars.
Essa restauração é mais um projeto da GPR, o que significa que haverá fidelidade e qualidade que este clássico merece.







3 de novembro de 2013

Fusca 1968

Mais um Fusquinha original, com alguns acessórios de época. Não está brilhando, mas também não está ruim, Talvez até um bom polimento já resolva.





1 de novembro de 2013

VW Brasília LS 1978

Repare que está toda original, inclusive a pintura. 
O que mais chama a atenção é que é o carro do dia-a-dia dessa pessoa.