31 de julho de 2013

Karmann-Ghia Coupé 1967

Este estava finalizado e pronto para ser entregue pela GPR. Lindo e perfeito, para ser 100% original só se estivesse com as rodas de aço cromadas que vinham de fábrica. 
Aliás, só as calotas eram cromadas mas era muito comum cromar as rodas, o que ficava muito bom. 
Estas rodas escorro não destoam e são de época, apesar que de alguns anos a frente. em termos de beleza são ótimas para ele.
 




 

Mustang Convertible 1966

Primeiro carro publicado aqui da 7ª edição da Exposição Anual de Autos Antigos e Especiais do ABC.

Muito bonito este Mustang, exatamente da mesma cor e ano do Hardtop dos amigos Norberto e Raquel.

Impecável, como a maioria dos carros vistos nesta exposição (afora algumas aberrações que futuramente juntarei numa postagem única) ficava até que discreto no meio de tantos modelos incríveis, mas sempre era olhado com desejo. Motivos não faltam.



30 de julho de 2013

Gurgel Tocantins TR

Em 1988 o nome do jipinho da Gurgel passou de X12 apenas para Tocantis, devido as pequenas melhorias na carroceria e para seguir o padrão de denominações usando nomes de localidades nacionais (iniciado com o Itaipu e retomado no Carajás).
Este, apesar de judiado pelo tempo, está em bom estado, não apresentando rachaduras ou remendos aparentes. Nada que uma pintura cuidadosa não resolva.
Ele pertence ao mesmo dono do XEF que apresentei anteriormente e, apesar de parecer estar sempre no mesmo lugar, ele é movimentado regularmente.
Muito valente e resistente, era um dos carros mais adaptados a realidade brasileira. Enfrentava a buraqueira da cidade e as trilhas mais comuns bravamente, superando até alguns atoleiros, graças ao sistema "Seletraction" patenteado pelo Amaral Gurgel, que nada mais era do que um par de alavancas localizadas junto à do freio de mão, pelas quais podia-se travar uma das rodas traseiras que estivesse em falso e transferir a tração à roda que estivesse apoiada, pela ação normal do diferencial. Simples e eficiente. Hoje em dia a Fiat usa um sistema eletrônico que faz a mesma coisa, o "Locker", muito mais caro. 






28 de julho de 2013

Jaguar XK120 1952

Mais um projeto em andamento da GPR. Aliás já deve estar em um ponto mais avançado, preciso passar lá novamente.
Mesmo assim acho que vale a pena publicar estas fotos, já que este carro maravilhoso é um dos meus preferidos de todos os tempos.
Curiosamente a Jaguar (à época ainda SS Cars) começou pelo projeto do motor, que iria ser usado em um sedan ainda a ser projetado. Só que este motor se mostrou tão bom que resolveram criar um esportivo de pequena tiragem para exibi-lo. E foi criado o XK, um dos mais belos carros já desenhados. E assim começou a ser usado o nome Jaguar, para denominar a linha de carros com os novos motores.
Os méritos do motor eram muitos. Só para citar um, o desenho das câmaras de combustão eram hemisféricas (sim, como nos motores Dodge tão venerados).
Aqui vemos que não se economiza trabalho para obter uma restauração perfeita.



26 de julho de 2013

Ford Tudor 1932 - Hot Rod Réplica

Eu já havia fotografado alguns Tudor e quando fotografei aquele Hot-Rod azul marinho em cima da carreta,  nem desconfiava que fosse uma réplica!
Só quando encontrei este, em frente da oficina que os criou é que me dei conta, tão bem feita que é a réplica.
Pensei até que tivesse algo a ver com essas carrocerias, mas não têm nada a ver. Elas ainda são um mistério.
Algumas pessoas podem dizer que há pistas na carroceria e nos acessórios, mas como se trata de um Hot Rod, poderiam ser modificações em cima de uma carroceria em mau estado e que para recuperar teria sido necessário algumas concessões. Eu já vi isso acontecer com originais.
De qualquer forma fica um carro muito desejável, com o design de época e a facilidade e conforto de um moderno.









23 de julho de 2013

Cadillac Fleetwood 1959

Eu devia seguir mais os meus instintos. Saí de casa pensando que devia ter trazido a câmera. Dito e feito, no caminho encontro esse monumento!
Parado para alguns detalhes finais, ele saiu daqui para a exposição que terá no próximo domingo em SCS.
Pretendo ir lá, mas não ia deixar de fotografá-lo.
Impecável, todos os detalhes originais e em perfeito estado, já está destinado a um novo dono e será entregue após o evento.











O que me causou certo espanto foi o valor...

20 de julho de 2013

Eleonor na sua sala!!! (Sofá-Mustang Shelby)

Quando tirava as fotos do próximo post, descobri que eles fabricavam essas poltronas:

Eles fazem de vários outros modelos. Quando tiver outros prontos e puder fotografar eu vou postando.

Brasília "Pepsi delivery van"

Eu achei que esta Brasília ficou com cara de anos 50. Acho que foi a intenção do  dono ao colocar essas calotas,  pintar as rodas e colocar as faixas nos pneus. E completando o visual esse rack tipo grade, com uma prancha de surf e uma mala de couro (que não está muito visível nas fotos, infelizmente).




A estética lembra este tipo de veículo:

Acredito que tenha sido essa a inspiração, já que o dono faz adesivações em veículos.

18 de julho de 2013

Fusca 66 "Saia e Blusa"

A restauração deste fusquinha está ne reta final. É incrível o sentimento que desperta em tipos de pessoas diferentes. Enquanto eu fotografava este o proprietário da oficina conversava com uma mulher, de aparência simplória que elogiava o modelo apaixonadamente. Era visível uma ligação sentimental.





Uma coisa é certa, a qualidade da reforma e o compromisso com a originalidade. 
Merece a publicação dessas fotos mesmo sem estar completo.

17 de julho de 2013

Landau a venda!

Recentemente descobri que este Landau, das fotos de maio passado pertence a um ex-colega do colégio, o Rolf. Hoje ele me falou que está vendendo esse clássico maravilhoso.


Ele foi inteiramente reformado, mantendo a originalidade e qualidade de fábrica. Está impecável e bonito.
O último toque foram os pneus novos americanos. Não são aquelas faixas de sobrepor imitando, são Faixa Branca legítimos. Foge um pouco da originalidade por não ser oferecido na época, mais devido a restrição de importações na época do que a outro motivo. Pessoalmente gostei deles no conjunto, fora a qualidade da borracha.

Quem se interessar pode entrar em contato pelo e-mail rolf@goldcopy.com.br ou pelo fone 0xx11-9-9109-0615, horário comercial e poderá ter um carro de alto nível de conforto e prestígio, com motor V8 (não tão gastão quanto dizem), pelo preço de carro popular e motorzinho de broca de dentista...

P.S.: É apenas cortesia, não ganho comissão ok?

Lamborghini e BMW de cortar o coração...

Duas coisas que me cortaram o coração: 

1- Essa Lamborghini Gallardo  Spyder Celeste Phoebe (o famoso "azul calcinha")


Não entendo os compradores escolherem esta cor, que é exclusiva da versão Spyder. Só penso que é para dar o efeito "melancia no pescoço" ou então para seguir a moda cegamente.

2 - Essa BMW 318i E30 detonada.




Eu gosto bastante desse modelo, em especial desta geração E30. Acho mais harmônica que as atuais, com um design suave e agradável, sem o exagero das curvas, reentrâncias e saliências desnecessárias do estilo Chris Bangle (que virou o estilo coreano atual) e com um tamanho mais adequado para a cidade. Um carro prático e confiável. A BMW perdeu muito essa imagem no Brasil e em outros países com gasolinas com muito teor de enxofre, as quais  acabavam com o revestimento de Nikasil dos cilindros.  Fizeram o recall de milhares de motores há mais de 10 anos mas, mesmo assim, se fala até hoje que seus motores são problemáticos. Fora isso as peças de reposição são muito caras, o que pode justificar esta ter ficado nesse estado lamentável. Uma pena.