Em 1988 o nome do jipinho da Gurgel passou de X12 apenas para Tocantis, devido as pequenas melhorias na carroceria e para seguir o padrão de denominações usando nomes de localidades nacionais (iniciado com o Itaipu e retomado no Carajás).
Este, apesar de judiado pelo tempo, está em bom estado, não apresentando rachaduras ou remendos aparentes. Nada que uma pintura cuidadosa não resolva.
Ele pertence ao mesmo dono do XEF que apresentei anteriormente e, apesar de parecer estar sempre no mesmo lugar, ele é movimentado regularmente.
Muito valente e resistente, era um dos carros mais adaptados a realidade brasileira. Enfrentava a buraqueira da cidade e as trilhas mais comuns bravamente, superando até alguns atoleiros, graças ao sistema "Seletraction" patenteado pelo Amaral Gurgel, que nada mais era do que um par de alavancas localizadas junto à do freio de mão, pelas quais podia-se travar uma das rodas traseiras que estivesse em falso e transferir a tração à roda que estivesse apoiada, pela ação normal do diferencial. Simples e eficiente. Hoje em dia a Fiat usa um sistema eletrônico que faz a mesma coisa, o "Locker", muito mais caro.