Em 1984 a Fiat
era o único dos quatro fabricantes brasileiros que não possuía um motor 1,6 l.
Para competir no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos com chances resolveram alterar o
1,3 l, que era o maior motor que equipava a linha 147 (Spazio, Oggi,
Panorama). Deram-lhe um novo virabrequim, com curso de 78 mm (contra 71,5 mm do 1300),
elevando a capacidade para 1.415 cm³. Isso, somado a um carburador maior,
cabeçote com válvulas maiores e um novo eixo comando de válvulas,
desenvolvia 78 cv líquidos (59 cv do 1300 a gasolina de série normal), mas sabe-se que nas pistas atingia até 90 CV usando o escapamento 4 em 1, permitido pelo regulamento porém proibido na rua.
Pelas regras desse regulamento era necessário que 300 unidades fossem produzidas para homologar esse motor e a Fiat fez e vendeu exatamente esse número. Ou seja, na época já era raro.
Eu não via um há mais de 5 anos e não estava em bom estado como este.
Pelo pouco que pude notar está original, com as faixas, emblemas, aerofólio acima do vidro traseiro e rodas, todos exclusivos dessa versão.
Não deu para fazer boas fotos, com o trânsito carregado na Av. Ibirapuera, ainda mais sozinho no carro. Pelo menos dá para ver os itens externos que diferenciavam essa versão.
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