13 de julho de 2013

Gurgel XEF

No final de 1981 foi apresentado este modelo urbano da Gurgel, com um conceito parecido ao do Smart, um carro pequeno mas de categoria superior. Pelo menos era o que se tentava, com o que havia na época e era viável. Para o ar de sofisticação usava rodas com desenho de Mercedes-Benz da época e as lanternas caneladas, modificadas sobre as usadas na Brasília. Também dela vinha o para-brisa que curiosamente era usado como vidro traseiro também! Pelo que lembro tudo isso era para economizar e facilitar a manutenção, utilizando-se peças disponíveis no mercado.
No interior um painel simples mas harmonioso e com instrumentação completa. Outra curiosidade era  era que os três ocupantes ficavam em apenas uma fileira, sendo o banco do motorista separado, semelhante a disposição da Kombi.
 Usava o famoso Plasteel (aço revestido de fibra-de-vidro) na estrutura, suspensão de fusca e o motor da Brasília, sua principal doadora. A carburação dupla permitia um bom desempenho já que pesava apenas 680 kg. Lembrando que os padrões da década de 80 eram relativamente baixos por aqui. A grade dianteira era apenas decorativa. 
Apesar do modelo ter sido produzido por cerca de 6 anos, apenas 145 foram fabricados.






Nenhum comentário: