O carro original foi construído pela Mazda para comemorar seu 50º aniversário. É um carro de Conceito, que demonstrava a tecnologia que a Mazda dominava e algumas que poderiam ser introduzidas em futuros carros.
Motor Rotativo (tipo Wankel) de 250 hp montado no centro que o permitia atingir 233 km/h, marca excelente para a época. Carroceria em plástico reforçado com fibra, um sistema de lanternas traseiras que indicavam se o carro acelera (verde), freia (vermelho, em duas fases) ou está a uma velocidade constante (amarelo). O design futurístico para a época, ainda hoje é impressionante, mesmo passados mais de 40 anos. Portas estilo borboleta (para cima e para a frente/fora) e capô traseiro em duas peças abrindo em asa de gaivota.
Uma curiosidade é que se acreditava que haviam 3 carros, um verde, um amarelo e um prata, mas quando fizeram a restauração do que se encontrava em um depósito da fábrica descobriram que era um só carro, pintado diversas vezes.
Hoje ele está em um museu na cidade de Hiroshima na cor prata.
A Miniatura, que foi fabricada pela Lesney em 1971 e por mais uma década, ajudou a manter uma certa fama acima do normal para um carro-conceito. É o modelo nº 66 da linha Matchbox, e este específico, com a base preta, não é tão comum de se encontrar quanto o com base branca. Os fabricados na Inglaterra vinham com essa cor laranja e vidros violeta e vermelho ou azul com vidros amarelos, o modelo verde musgo era fabricado na Búlgária e em Hong Kong.
Nenhum comentário:
Postar um comentário